Renan Calheiros: O Apelido "Odebrecht" Explicado

Renan Calheiros, conhecido como Odebrecht, é um político brasileiro, ex-presidente do Senado Federal e atual senador do Estado de Alagoas. É membro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Biografia
Renan Filho nasceu em Maceió, Alagoas, em 12 de março de 1955. É filho do médico Renan Calheiros e da dona de casa Maria do Carmo. Cursou a Escola Estadual Frei Damião, em Maceió, onde se formou em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Foi ainda professor de Direito Penal na mesma universidade.
Começou sua carreira política como deputado estadual pelo PMDB em 1982. Em 1986, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou até 1994. Naquele ano, foi eleito senador, cargo que ocupou até 2002. Em 2003, foi eleito novamente senador e reeleito em 2006. Em 2007, foi eleito presidente do Senado Federal, cargo que ocupou até 2011. Em 2014, foi reeleito senador e, em 2015, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Escândalos de corrupção
Durante sua carreira política, Calheiros foi envolvido em diversos escândalos de corrupção. Em 2005, foi acusado de receber propina da empreiteira Odebrecht para aprovar o projeto de lei que criou o programa de parcerias público-privadas (PPPs). Em 2008, foi acusado de receber propina da empreiteira OAS para aprovar o projeto de lei que criou o programa de concessões de rodovias. Em 2011, foi acusado de receber propina da empreiteira Camargo Corrêa para aprovar o projeto de lei que criou o programa de concessões de portos. Em 2015, foi acusado de receber propina da empreiteira UTC para aprovar o projeto de lei que criou o programa de concessões de aeroportos.
Apelido "Odebrecht"
Devido aos diversos escândalos de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht, Calheiros ganhou o apelido de "Odebrecht". O apelido foi cunhado pelo jornalista Luis Nassif em um artigo publicado em 2007. Desde então, o apelido se tornou uma referência à corrupção e à impunidade no Brasil.
Reação à apelido
Calheiros se mostrou indignado com o apelido e disse que "ninguém merece ser chamado de Odebrecht". Em uma entrevista à revista Veja, em 2015, disse que o apelido era uma "injúria" e que ele "não tinha nada a ver com a empreiteira".
Conclusão
Renan Calheiros, conhecido como Odebrecht, é um político brasileiro envolvido em diversos escândalos de corrupção. Seu apelido foi cunhado pelo jornalista Luis Nassif e se tornou uma referência à corrupção e à impunidade no Brasil. Calheiros se mostrou indignado com o apelido e disse que "ninguém merece ser chamado de Odebrecht".
Deixe um comentário