Sobrenome e Apelido em Espanhol
Os sobrenomes e apelidos são usados na Espanha para distinguir as pessoas com o mesmo nome e sobrenome. Os sobrenomes são um elemento importante da herança cultural e familiar espanhola, eles refletem a história e origem de uma família. Por isso, é importante conhecer os seus significados e origens.
Origem dos Sobrenomes
Os sobrenomes são usados desde a Idade Média, quando a nobreza e a classe alta usavam os seus sobrenomes para demonstrar a sua ascendência e status. Eles eram usados para identificar os membros de uma família ou clã. Com o passar do tempo, os sobrenomes tornaram-se mais comuns entre todas as classes sociais.
Os sobrenomes espanhóis são geralmente derivados dos nomes próprios da família, dos nomes de localidades, do ofício dos pais ou da religião. Alguns dos mais comuns são: Pérez, García, Fernández, Sánchez, Martínez, López, Gómez, González, Hernández, Jiménez, Rodríguez, Martín, Alvarez, Ruiz, Moreno, Díaz, Navarro, Vázquez, etc.
Apelidos em Espanhol
Os apelidos em Espanhol são usados para diferenciar as pessoas que têm o mesmo nome e sobrenome. Eles são usados principalmente entre amigos e familiares, mas também são usados por estranhos. Alguns dos mais comuns são: Chico, Chica, Niño, Nena, Pancho, Pancha, Tío, Tía, Pepe, Pepa, Paco, Paca, Manolo, Manola, etc.
Os apelidos também são usados para dar um nome carinhoso a alguém. Alguns dos mais comuns são: Cariño, Corazón, Mi Amor, Mi Vida, Amor, Amorcito, Querido, Querida, etc.
Como Usar o Sobrenome e o Apelido
No Espanhol, o sobrenome é usado antes do nome, por exemplo: García Pérez, Juan. O apelido, por outro lado, é usado depois do nome, por exemplo: Juan Pérez, Chico.
Exemplos:
- Fernández López, Antonio: Antonio Fernández López
- Navarro Ruiz, María: María Navarro Ruiz
- González Díaz, Pedro: Pedro González Díaz
Apelidos:
- Fernández López, Antonio: Antonio Fernández López, Toni
- Navarro Ruiz, María: María Navarro Ruiz, Mari
- González Díaz, Pedro: Pedro González Díaz, Pépe
Como pode ver, os apelidos são usados para diferenciar as pessoas com o mesmo nome e sobrenome e para dar um nome carinhoso a alguém. Eles também refletem a história e a herança de uma família.