Skip to content

Descubra Como João Paulo 1 Ganhou o Apelido de ‘Papa’!

João Paulo I foi o 263º Papa da Igreja Católica, ocupando o cargo de 26 de Agosto de 1978 a 28 de Setembro de 1978. Foi o primeiro Papa a tomar o nome de João Paulo, e o segundo Papa a levar o nome de João, depois de João XXIII. Recebeu o apelido de “Papa Papa” devido à sua ligação ao Papa João XXIII.

Index

    Vida e educação de João Paulo I

    João Paulo I nasceu como Albino Luciani em 17 de Outubro de 1912, em Forno di Canale, província de Belluno, no Norte da Itália. Seu pai, Giovanni Battista Luciani, era um carpinteiro que mais tarde se tornou um professor de línguas e história. Sua mãe, Bortola Tancon, era uma dona de casa. João Paulo I tinha três irmãos e duas irmãs.

    Em 1930, Luciani começou a estudar para o sacerdócio na Escola de Seminários de Feltre. Em 1933, ele foi ordenado sacerdote e em 1934, foi nomeado professor de teologia dogmática na Escola de Seminários de Feltre. Em 1935, ele se mudou para a Universidade Gregoriana em Roma para completar seus estudos em teologia e direito canônico.

    Carreira de João Paulo I

    Após a conclusão de seus estudos, Luciani retornou para a Escola de Seminários de Feltre para lecionar e em 1945, foi nomeado bispo auxiliar de Vittorio Veneto. Em 1958, foi nomeado arcebispo de Veneza e, em 1969, foi nomeado Patriarca de Veneza. Em 1973, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI. Em 1977, foi nomeado membro do Conselho da Secretaria de Estado do Vaticano.

    Eleição de João Paulo I

    Em 1978, o Papa Paulo VI morreu e Luciani foi eleito para sucedê-lo. Durante a conclave, Luciani foi escolhido como Papa na primeira rodada de votação. Ele assumiu o nome de João Paulo I e tornou-se o primeiro Papa a tomar o nome de João Paulo. Após a sua eleição, ele tornou-se conhecido como “Papa Papa” devido à sua ligação ao Papa João XXIII.

    Reinado de João Paulo I

    Durante o seu curto reinado, João Paulo I foi responsável por implementar várias reformas na Igreja Católica. Ele foi elogiado por sua abordagem simples e direta para a liderança, além de sua disposição para dialogar com os líderes mundiais. Ele também foi responsável por iniciar as reformas litúrgicas que foram mais tarde concluídas por seu sucessor, João Paulo II.

    Morte de João Paulo I

    Em 28 de Setembro de 1978, João Paulo I morreu em seu quarto de trabalho, aparentemente de causas naturais. Seu corpo foi enterrado no túmulo de São Pedro. Após a sua morte, muitos questionaram a causa da morte e sugeriram que ela poderia ter sido resultado de um ataque cardíaco ou de uma conspiração. No entanto, não foi encontrada nenhuma evidência para apoiar essas teorias.

    Legado de João Paulo I

    Apesar do seu curto reinado, João Paulo I deixou uma marca profunda na Igreja Católica. Ele foi lembrado por sua abordagem simples e direta para a liderança e por sua disposição para dialogar com os líderes mundiais. Ele também foi responsável por iniciar as reformas litúrgicas que foram mais tarde concluídas por seu sucessor, João Paulo II.

    Além disso, ele foi lembrado como um Papa amoroso e compassivo, que tratou a todos com igualdade e respeito. Ele foi lembrado por seu profundo amor pela Igreja Católica e por sua devoção a Deus. Seu curto reinado serviu como um exemplo de serviço dedicado e de liderança dedicada.

    mais informações